Canal YouTube CurioMystery

Canal YouTube CurioMystery
Link Direto do Canal CurioMystery, Venha nos Fazer Uma Visita! É Só Clicar e CONFIR, Gostando do Canal se Inscreva✍��

terça-feira, 10 de julho de 2018

Doppelgänger, a sua cópia maligna

















◆:*:◇:*:◆:*:◇:*:◆:*:◇:*:◆:*:◇:*:◆:*:◇:
Má influência
A teoria de que todos temos pelo menos um “gêmeo” por aí possui diversas origens. 
A maioria remonta à cultura alemã – onde, inclusive, surgiu o termou doppelganger (que significa “duplo ambulante”). Ele foi usado pela primeira em 1796, no romance Siebenkas, do francês Jean Paul (pseudônimo de Johann Paul Richter)em 1796. 
Nele, o protagonista é convencido por sua cópia a forjar a própria morte para se livrar da esposa.

Um vulto que segue
No folclore alemão, há também a lenda de uma criatura mística que teria a capacidade de escolher, por qualquer motivo, uma “vítima” e copiar até mesmo as características mais profundas dela. Depois do processo de duplicação, o ser passaria a acompanhar o indivíduo por onde ele fosse, mas apenas imitando-o, sem más intenções.


Não dê ouvidos
Em diversas mitologias, ver a própria cópia significaria um presságio de mau agouro ou até mesmo um aviso de que a morte está próxima. 
Essa vertente também persiste: uma das versões da lenda alega que, quando conversam com o “original”, os doppelgangers aparentam dar conselhos de vida, mas estão, na verdade, plantando ideias maléficas e desvirtuadas.

Só pode haver um
Há uma teoria menos sobrenatural e mais estatística: a de que, entre as 7 bilhões de pessoas na Terra, todo mundo tem um sósia 100% idêntico perdido por aí. Porém, a personalidade seria oposta. 
Se um é gentil e caridoso, o outro é ríspido e egoísta. Se um é inteligente, o outro é estúpido. Caso se encontrem, inevitavelmente tentam um eliminar ao outro.

◆:*:◇:*:◆:*:◇:*:◆:*:◇:*:◆:*:◇:*:◆:*:◇:
Alguns Relatos :
1 - Ao longo da história, já houve diversos registros de suspeita de doppelgänger. Um dos mais famosos foi descrito por Goethe, autor de Fausto, em sua autobiografia,Memórias: Poesia e Verdade. Ao despedir-se de sua amada, Frederica Brion, para ir à cidade de Drusenheim, o escritor viu uma cópia de si andando no sentido inverso. Mas o duplo estava vestindo uma roupa cinza e dourada.
2- Durante uma aula da professora de francês Emile Sageé, que lecionou na Letônia durante o século 19, treze alunas viram um doppelganger surgir ao lado dela e imitar seus movimentos. Depois, durante uma aula de costura, enquanto a professora cuidava do jardim, as alunas viram o duplo aparecer em uma cadeira. Em ambos os momentos, Emileé declarou ter sentido muita fraqueza.
3 -O sanatório de Waverly Hills, em Louisville, nos EUA, também é fonte de diversas histórias. Quando a equipe do programa de investigação sobrenatural Ghost Adventures esteve por lá, presenciou o fenômeno em primeira mão: um dos membros da equipe, Aaron Goodwin, afirmou ter visto o duplo do colega Nick Groff perturbando as gravações.
◆:*:◇:*:◆:*:◇:*:◆:*:◇:*:◆:*:◇:*:◆:*:◇:
Por outro lado…
"Assombração” pode ter explicação neurológica.
– O DNA humano é tão complexo que permite uma quantidade quase infinita de aspectos físicos. Além disso, com o tempo, cada pessoa ganha outras características ao longo da vida: cicatrizes, cortes de cabelo, alterações na dentição… Encontrar alguém 100% igual a você é praticamente impossível.
– Os casos podem ser fruto da autoscopia – fenômeno neurológico em que a pessoa experimenta a sensação de enxergar a si mesmo e ao mundo como se estivesse fora do próprio corpo. Na psiquiatria, a autoscopia recorrente pode ser sintoma de esquizofrenia e epilepsia.
– Comprovando que o fenômeno pode ser biológico, em 2006, pacientes de uma pesquisa do Hospital Universitário de Genebra, na Suíça, conseguiram ver, sentir e tocar suas “cópias” depois de serem estimulados eletricamente no lobo temporoparietal esquerdo. É nessa parte do cérebro que estão guardadas informações a respeito da própria imagem e personalidade.
◆:*:◇:*:◆:*:◇:*:◆:*:◇:*:◆:*:◇:*:◆:*:◇:
Famosos e Seus Doppelgangers :


- John Donne, o poeta do século 16 Inglês, cujo trabalho muitas vezes tocou na metafísica, foi visitado por um Doppelganger enquanto ele estava em Paris – não dele, mas de sua esposa. Ela lhe apareceu segurando um bebê recém-nascido. A esposa de Donne estava grávida na época, mas a aparição foi um presságio de grande tristeza. No mesmo momento que o Doppelganger apareceu, sua esposa havia dado à luz uma criança natimorta.



- Rainha Elizabeth I da Inglaterra ficou chocada ao ver sua sósia deitada na sua cama. A rainha morreu logo depois.



- Abrahan Lincoln. Segundo informações, um dia antes do assassinato de Lincoln, um doppelgänger apareceu nos sonhos de sua esposa.



- Emilie Sagee: Um dos relatos mais fascinantes de um doppelganger vem do escritor americano Robert Dale Owen, que ouviu a história de Julie von Güldenstubbe, a segunda filha do barão von Güldenstubbe. Em 1845, quando von Güldenstubbe tinha 13 anos, ela participou de Pensionat von Neuwelcke, escola, perto de Wolmar no que é hoje Letónia. Um de seus professores era uma mulher de 32 anos de idade, francesa chamada Emilie Sagée. E, embora a administração da escola estava bastante satisfeita com o desempenho de Sagée, ela logo se tornou um objeto de rumores e especulações estranhas. Sagée, ao que parece, teve uma “cópia” que aparecia e desaparecia em plena vista dos alunos.

No meio da aula, um dia, enquanto Sagée estava escrevendo no quadro negro, a sua “cópia” exata apareceu ao lado dela. A sósia copiou precisamente os movimentos da professora cada como ela escreveu, exceto que ele não tinha qualquer giz. O evento foi testemunhado por 13 alunos na sala de aula. Um incidente semelhante foi relatado no jantar uma noite, quando a sósia Sagée foi vista em pé atrás dela, imitando os movimentos dela comendo, embora não possuía utensílios.



A sósia nem sempre imita seus movimentos, no entanto. Em várias ocasiões, Sagée seria vista em uma parte da escola, quando se soube que ela estava em outra naquele exato momento. O exemplo mais impressionante aconteceu em plena vista de todo o corpo discente de 42 alunos em um dia de verão em 1846. As meninas estavam todas reunidas no hall da escola para aula de costura e bordado. Como elas se sentaram nas mesas longas de trabalho, puderam ver claramente Sagée colendo as flores do jardim da escola. Um outro professor foi supervisionar as crianças. Quando este professor deixou a sala para falar com a diretora, a sósia de Sagée apareceu em sua cadeira – enquanto a verdadeira Sagée ainda podia ser vista no jardim. Os alunos puderam observar que os movimentos de Sagée no jardim pareciam cansados ​​enquanto o doppelganger estava sentado, imóvel. Duas meninas valentes aproximaram-se do fantasma e tentaram tocá-lo, mas sentiu uma resistência estranha no ar ao seu redor.Uma menina realmente pisou entre a cadeira do professor e da mesa, passando para a direita através da aparição, que permaneceu imóvel. E, em seguida, lentamente desapareceu.

Sagée alegou nunca ter visto o doppelganger de si mesma, mas disse que sempre quando ia aparecer, ela se sentia esgotada e cansada. Sua cor física até parecia pálida nesses momentos.
◆:*:◇:*:◆:*:◇:*:◆:*:◇:*:◆:*:◇:*:◆:*:◇:
Celebridades e Seus Doppelgangers :
Filipe IV (antigo Rei da Espanha) e Mark Zuckerberg (criador do Facebook)

Justin Timberlake (cantor) e uma foto de um antigo bandido

Nicolae Grigorescu (pintor romeno do Século XIX) e Orlando Bloom (ator)

Nicolas Cage (ator) e um homem em 1870


John Travolta (ator) e um homem desconhecido do Século XIX)

Alec Baldwin (ator) e Millard Fillmore (Ex-Presidente dos EUA)

◆:*:◇:*:◆:*:◇:*:◆:*:◇:*:◆:*:◇:*:◆:*:◇:
Filme:
 Doppelganger (1993) em inglês, no Brasil Enigma Mortal, com Drew Barrymore. Sinopse: Depois que sua mãe é brutalmente assasinada, a tímida Holly Gooding é mandada para Los Angeles e acaba encontrando a proteção do escritor Patrick Highsmith (George Newbern). Porém, ele não idéia que está abrigando um terrível perigo sob seu teto. Por trás do rosto ingênuo de Holly escondem-se duas personalidades: de um lado, a doce e tímida jovem que todos conhecem; de outro, uma assassina violenta.



◆:*:◇:*:◆:*:◇:*:◆:*:◇:*:◆:*:◇:*:◆:*:◇:
A Ciência Explica:
 O fenômeno Doppelgänger, segundo os meios científicos, é provocado pelo mau funcionamento da junção temporo-parietal, uma região do cérebro responsável pela integração de várias sensações (táteis, visuais e de posicionamento do corpo) que constantemente chegam ao cérebro, "montando" a forma pela qual se entende o mundo e o posicionamento do corpo em relação ao que está ao redor. O mau funcionamento dessa região pode, portanto, acarretar o desacoplamento da percepção inconsciente do corpo e da sua representação no espaço. Quando as sensações táteis, de equilíbrio e visuais não coincidem entre si, a compreensão da localização do corpo e do que é pessoal ou extrapessoal perde-se, e tem-se a origem da intrigante sensação autoscópica ou extracorpórea, o que poderia explicar a visão do Doppelgänger.


Fonte: Revista Mundo Estranho

            assombrado.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário