Canal YouTube CurioMystery

Canal YouTube CurioMystery
Link Direto do Canal CurioMystery, Venha nos Fazer Uma Visita! É Só Clicar e CONFIR, Gostando do Canal se Inscreva✍��

segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Curiosidades - A mulher que faz a voz no Google Tradutor











A voz do Google Tradutor


Os brasileiros que usam a ferramenta de tradução gratuita do Google já contam a partir de agora com o recurso de fala em voz alta (text-to-speech). O Google expandiu o recurso que permite ao usuário ouvir como é a pronúncia correta da palavra ou texto traduzido para 27 idiomas, incluindo o português do Brasil.


Faz três décadas que ela veio de Santos para a capital paulista a fim de conquistar um lugar entre os locutores que atuam na cidade. E acabou emprestando a voz para publicidade das principais marcas do mercado. Profissional respeitada, Regina Bittar não poderia imaginar que, de uma hora para outra fosse virar a voz padrão das traduções do Google na internet. 



Regina Bittar, primeira brasileira a gravar para o programa de tradução, criado em 2010. Ela teve sua voz utilizada para trotes que ficaram famosos na internet, como o de dois adolescentes que pediram uma pizza utilizando o sistema.


– Gostei de ter virado celebridade pela minha voz. Antigamente, as vozes do rádio ficavam famosas, mas agora é um fenômeno difícil de acontecer. Além dos vídeos narrando lutas, futebol e um monte de trotes, as pessoas me pedem pra repetir nomes ou falar qualquer coisa, só pra me ouvir – conta ela.

Regina diz que descobriu por acaso que era sua a voz do tradutor. Como trabalhava com o locução para uma empresa que prestava serviços à gigante da tecnologia, não tinha ideia onde algumas de suas gravações iriam parar. Até que, conta, ficou com dúvida sobre a pronúncia de uma palavra e jogou no tradutor online. Hoje, além dos trabalhos como mestre de cerimônias e locução de propagandas, migrou a voz para o iPhone.



Jô Soares entrevista a dona da voz do Google Tradutor (Regina Bittar)

– Quando saí do Google, minha voz já estava no iPhone, como a voz Luciana, uma das opções do celular. Quem me avisou foi um grupo de deficientes visuais que usa o sistema de reconhecimento.

Os ouvidos mais atentos já devem ter reparado que a tradicional voz brasileira dos produtos do Google mudou. Devido à criação do Google Now, assistente pessoal inteligente para smartphones, a empresa americana precisou se atualizar. E (leia com a voz do Google) A GRAN-DE NO-VI-DA-DE É: a escolhida para a tarefa foi uma gaúcha de Estância Velha, cidade da região metropolitana de Porto Alegre.

Quem tem um smartphone com sistema Android atualizado pode perguntar ao próprio telefone a previsão do tempo, os resultados de jogos de futebol, significados de palavras, ou qualquer dúvida que normalmente seria direcionada ao buscador – e ouvir a resposta em português. O aplicativo já funcionava com reconhecimento de voz e respostas em outros seis idiomas.

O Google procurava uma voz jovem e tinha pressa em encontrá-la antes da Copa do Mundo. Por exigência de um contrato de confidencialidade, a moça de 27 anos não pode ter sua identidade revelada, mas a história é a seguinte: em 2011, ela foi morar em Londres, na Inglaterra, e, dois anos depois da mudança, precisando de uma grana, se candidatou para um trabalho de locução. Não tinha nem ideia do que se tratava (e os outros 82 canditados à vaga não sabem até hoje). Quando passou no teste, descobriu que seria a segunda voz brasileira a gravar para a empresa.

Ela esperava que sua voz fosse parar apenas no não-tão-conhecido Google Now, mas se surpreendeu quando se ouviu no sistema de mapas e no tradutor. Todos os softwares da multinacional de serviços online foram atualizados e, junto com eles, as vozes. Foi só os amigos ficarem sabendo para as brincadeiras começarem:

– Agora até parou. Mas no começo teve bastante brincadeira, sacanagem. Me ligavam e, em vez de falar, colocavam o tradutor. Gravavam na internet e me mandavam por WhatsApp, ou então ficavam pedindo pra eu fazer a voz.

Agora, ao conversar com as pessoas de Estância Velha ou Porto Alegre, onde a atual voz do Google trabalha como produtora em uma gravadora, preste bem atenção para ver se o timbre não é familiar. E, se ao ouvir o tradutor ou a ajuda dos mapas ficar com saudades, não se preocupe: Regina não se aposentou, apenas mudou de sistema.


Gostaram? 

Em Reações vocês podem escolher entre:

Engraçado, Interessante e/ou Legal.

É só marcar sua opinião, pode marcar uma, duas as três ou nenhuma, a decisão é totalmente sua. 

Fiquem a vontade para me seguir, se inscrever no site (vou adorar), compartilhar (também vou gostar muito) e fazer seus comentários!!! Podem dar sugestões que serão muito bem vindas! Valeu Galera!!!

Fonte: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário