Canal YouTube CurioMystery

Canal YouTube CurioMystery
Link Direto do Canal CurioMystery, Venha nos Fazer Uma Visita! É Só Clicar e CONFIR, Gostando do Canal se Inscreva✍��

quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Curiosidades - Doodle do Google celebra o Solstício de Verão



CURIOSIDADES






Doodle do Google celebra o Solstício de Verão





Então galera quem usou o google hoje viu que está exibindo um doodle especial que celebra o fenômeno da astronomia conhecido como Solstício de Verão.
Resultado de imagem para solstício de verão imagens
Fonte:http://thoth3126.com.br/wp-content/uploads
“Hoje marca o primeiro dia do verão e no dia mais longo do ano para o hemisfério sul”, publicou a empresa.

“O solstício de verão é período de tempo quando o sol aparece interromper o seu movimento pelo céu. Naquele momento, a inclinação e rotação da Terra mudam a nossa visão sobre a direção do sol de norte para o sul, fazendo-a ficar momentaneamente suspensa”.

Nate Swinehart, responsável pela criação do Doodle, criou uma família de rochas antropomorfizadas que comemoram a mudança de estação.

Solstício de Verão é um fenômeno da astronomia que marca o início do Verão.

É o instante em que determinado hemisfério da Terra está inclinado cerca de 23,5º na direção do Sol, fazendo com que receba mais raios solares.

O termo “solstício” tem a sua origem no latim solstitius que significa "ponto onde a trajetória do sol aparenta não se deslocar".

Resultado de imagem para solstício de verão imagens
Fonte:http://thoth3126.com.br/wp-content/uploads

No solstício de Verão ocorre o dia mais longo do ano e, consequentemente, a noite mais curta, em termos de iluminação por parte dos raios Sol.
O solstício acontece graças aos fenômenos de rotação e translação do planeta Terra, pois graças a eles a luz solar é distribuída de forma desigual entre os dois hemisférios.





Solstício de Verão no Hemisfério Sul

Quando o hemisfério sul está passando pelo solstício de verão – evento que marca o início desta estação – as pessoas que vivem no hemisfério norte da Terra estão passando pelo solstício de inverno, considerado o dia com a noite mais longa do ano.

O solstício de Verão pode acontecer no dia 21 ou 22 de dezembro, dias em que a radiação solar incide de forma vertical sobre o Trópico de Capricórnio.

Vale lembrar que o Brasil está localizado no Hemisfério Sul, enquanto que a Europa e os Estados Unidos, por exemplo, fazem parte do Hemisfério Norte.

Solstício de Inverno

Enquanto que o solstício de Verão marca o início do Verão, o solstício de inverno é conhecido por marcar o começo do inverno.
O solstício de Inverno significa que a luz do sol não incide com tanto fulgor no hemisfério em questão.



Resultado de imagem para solstício de verão imagens


Solstício de Inverno é um fenômeno da astronomia que marca o início do Inverno. É o instante em que o hemisfério Norte está inclinado cerca de 23,5º na direção do Sol.

O termo solstício tem a sua origem no latim solstitius que significa "ponto onde a trajetória do sol aparenta não se deslocar". Consiste em sol + sistere que significa "parado".
No solstício de Inverno ocorre o dia mais curto do ano e consequentemente a noite mais longa do ano, em termos de iluminação por parte do Sol.

Em países do hemisfério sul, como é o caso do Brasil, o solstício de Inverno acontece normalmente no dia 21 de Junho. Em 2013, no Brasil, o solstício de Inverno aconteceu no dia 21 de Junho às 2h04, horário de Brasília. Nessa hora, o Sol atingiu a maior declinação de acordo com a linha do Equador.

O solstício acontece graças aos fenômenos de rotação e translação do planeta Terra, pois graças a eles a luz solar é distribuída de forma desigual entre os dois hemisférios. O solstício de Inverno significa que a luz do sol não incide com tanto fulgor no hemisfério em questão. São fenômenos opostos dependendo do hemisfério em que um determinado país se encontra. Por esse motivo, quando é Inverno no Brasil (hemisfério sul), é Verão em Portugal (hemisfério norte).


Equinócio

O equinócio, assim como o solstício, também é um acontecimento astronômico, que marca o início do Outono e da Primavera.

Fonte: observatorio.ufmg.br
Equinócio significa o momento exato que marca o início da primavera ou do outono, em que o sol incide com maior intensidade sobre as regiões que estão localizadas próximo à linha do equador.

O termo tem origem na junção dos termos latinos aequus (igual) e nox (noite). Quando ocorre o equinócio, o dia e a noite têm igual duração (exatamente 12 horas).

O equinócio ocorre durante os meses de março e setembro, quando há mudança de estação. No momento do equinócio, a luz solar incide de igual maneira sobre o hemisfério norte e sobre o hemisfério sul.

No hemisfério sul (onde está incluído o Brasil), o equinócio que ocorre em março (dia 20 ou 21), marca o início do outono e o de setembro (dia 22 ou 23), marca o início da primavera. No hemisfério norte acontece situação inversa, em setembro inicia o outono e em março, a primavera.

O dia do equinócio de primavera e de outono pode variar de ano para ano, devido ao ano solar (trópico) ter 365 dias e mais algumas horas (365d 5h 48m 46s).
Portanto, o equinócio de outono (ou ponto Libra) acontece no hemisfério que transita do 
verão para o outono e o equinócio de primavera (ou ponto Vernal) acontece no hemisfério que passa do inverno para a primavera.

Graças ao fenômeno da precessão dos equinócios, estes não têm uma posição fixa, e se deslocam um pouco todos os anos.

Os fenômenos do equinócio e solstício marcam o início e o fim das estações.

Equinócio de Primavera

O equinócio de primavera, também conhecido como Ponto Vernal, consiste no momento em que o Sol atravessa o Equador de sul para norte.

No hemisfério sul, onde se encontra o Brasil, o equinócio de primavera ocorre nos dias 22 ou 23 de Setembro. Por outro lado, no hemisfério norte (Portugal, por exemplo), o equinócio de primavera acontece nos dias 20 ou 21 de Março.

Equinócio de Primavera é o fenômeno astronômico que marca o inicio oficial desta estação. No Brasil e em todo o Hemisfério Sul, este evento ocorre no mês de setembro.

Como o próprio nome sugere, o equinócio de primavera representa o fim do inverno (estação anterior) e começo da primavera. Durante este fenômeno o sol incide com maior intensidade na região equatorial da Terra, fazendo com que o dia e a noite tenham a mesma duração (12 horas cada).

Os equinócios marcam o inicio da primavera e do outono, dependendo do hemisfério e do período do ano em que for observado. No Brasil, por exemplo, o equinócio de primavera normalmente ocorre entre os dias 21 e 23 de setembro (variando anualmente), enquanto que o equinócio de outono costuma acontecer entre os dias 20 e 23 de março.

Equinócio de Outono

Ponto libra, ou equinócio de outono, é o momento exato que marca o início do outono, onde o sol se movimenta o equador de norte para sul.

No Brasil, que está localizado no hemisfério sul, o equinócio de outono ocorre nos dias 20 ou 21 de Março. Nos países localizados a norte da linha do Equador (hemisfério norte) o equinócio de outono acontece bis duas 22 ou 23 de Setembro.

Equinócio de Outono é o fenômeno astronômico que marca a transação entre o fim do Verão e o início do Outono.

O equinócio de Outono (também conhecido por "Ponto Libra") está sempre em oposição ao equinócio de primavera, pois as estações do ano são diferentes em cada hemisfério da Terra.

Em outras palavras, quando o Hemisfério Norte está no equinócio de Outono, no Hemisfério Sul é equinócio de Primavera.

O equinócio é o período em que os raios solares estão com maior incidência nas regiões próximas da linha do Equador, fazendo com que o dia e a noite tenham o mesmo período de tempo (aproximadamente 12 horas cada).

Para algumas doutrinas e crenças, principalmente pagãs, como o ocultismo ou a bruxaria, o equinócio do Outono possui um significado místico.

Fontes: Google
             significados.com.br
             observatorio.ufmg.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário